Braus Advocacia

A sobrecarga dos profissionais da saúde.  

Desde a pandemia da COVID-19, muito se fala sobre a falta de equipamentos e investimentos na área da saúde, no entanto não é apenas isso que esse período trouxe de discussão para a área médico-jurídica.

Há sobrecarga dos profissionais da saúde, não só pela falta de outros profissionais como pela falta de jurisdições e legislações em relação a tempo de trabalho e condições melhores para os próprios médicos.

Quanto mais descansados e confortáveis com o ambiente os médicos estejam menos erros médicos acontecem e mais atendimentos ocorrem, por isso a busca por normas e leis que auxiliem os médicos não apenas a terem mais direitos como também a trabalharem com menos sobrecargas.

Frequentemente vemos relatos desses profissionais, que trabalham sem as mínimas condições estruturais para salvar vidas e ao final da exaustiva jornada – sem adequado material de trabalho, com equipes desfalcadas, sem local adequado para descanso e alimentação – recebem em troca agressões, verbais e até físicas e importunações desarrazoadas.

A lei médica está caminhando para uma evolução que busca não apenas garantir o melhor para os pacientes como também para os médicos, que precisam estar em boas condições para garantir o melhor para a população.

Posts
Recentes